data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Renan Mattos (Diário)
Antes das aulas terem início na segunda-feira na Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Ivanise Jann de Jesus, localizada na Rua Vitória, no Loteamento Cipriano da Rocha, Bairro Pinheiro Machado, a prefeitura de Santa Maria preparou uma intensa programação para a inauguração deste sábado.
Escolas estaduais podem receber selos de inovação e tecnologia
A comunidade participou dos festejos, que iniciou por volta das 14h, com apresentação da Banda de Música da Ala 4, banda Tamborico, do grupo pré-mirim do DTCE Alma Gaúcha, além do musical Jardim dos Cataventos. A Secretaria de Município de Educação também disponibilizou o ônibus do projeto Conexão de Saberes, brinquedos infláveis e Escolinha de Trânsito. O Programa Municipal de Educação Fiscal também esteve presente, fazendo o cadastro para os programas Peça Nota Santa Maria e Nota Fiscal Gaúcha.
Até o momento, conforme a Secretaria de Educação, há 150 alunos matriculados, mas a escola tem suporte para atender até 180 crianças com idades de 0 a 5 anos. Além da diretora, da coordenadora pedagógica e dos 14 professores - sendo uma para a Educação Especial -, a instituição contará com 16 monitores e três servidores (merendeira, auxiliar de serviços gerais e agente administrativo).
Pós-graduandos da UFSM aprovam indicativo de greve em assembleia
O investimento na escola foi de, aproximadamente, R$ 2,3 milhões, com recursos municipais e federais. Com área de 1.118,48 m², a EMEI Ivanise Jann de Jesus conta com oito salas de aula, banheiros adaptados, cozinha, vestiário para funcionários, lavanderia, sala multifuncional, sala de informática, sala de professores, secretaria, sala de direção, almoxarifado, banheiro para professores e pátio interno e externo para recreação.
LONGA ESPERA
A obra é uma das que estavam prometidas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com verbas da prefeitura e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Em Santa Maria, outra instituição está igualmente sendo aguardada, há anos, pela comunidade. É a Escola Municipal de Educação Infantil Professora Glaci Corrêa da Silva, na Vila Brenner, no Bairro Divina Providência. Em abril, o Executivo chegou a afirmar que ela seria entregue no final do mês, o que não ocorreu. Ainda não há prazo para que a obra seja concluída e entregue para a comunidade.
Após 10 anos de espera, creche será inaugurada no Cipriano da Rocha
Até ser finalizada, a obra no loteamento Cipriano da Rocha enfrentou diversos problemas. Entre eles, paralisações, rescisão do contrato com as empresas devido à morosidade na construção e abertura de novas licitações para terminar as duas unidades. Iniciada em 2011, a escola era para estar pronta no final de 2012.